Quem Somos

ATASKAQUI, a casa que nasceu através de um sonho de há muito tempo.
É uma casa de família, e de amigos que são família e de todos os que connosco queiram apreciar o que de melhor há na vida…
convívio, bons momentos, paixão.

ATASKAQUI pelos olhos do Fernando:
“ATASKAQUI para mim, significa o sonho de quem se apaixonou pelo mundo do Presunto premium e vinho e adora partilhar essas experiências. Ter o privilégio de estar neste mundo e o partilhar, é o meu objetivo. O bem receber e surpreender através destas experiências premium é para mim o completar do objetivo da minha vida!”
ATASKAQUI pelos olhos da Nair:
“Para mim, ATASKAQUI significa bem-estar, tranquilidade, prazer nos bons momentos e se é para atascar, que seja aqui, onde o Presunto e o Vinho são REIS!”

Missão

Fernando Leal

“A aventura do Corte de Presunto começou em 2001, depois de provar um presunto ibérico puro pela primeira vez, e de perceber que o corte é essencial. Posso dizer que a partir desse momento a Loucura do presunto se apoderou de mim.

Os primeiros anos foram mesmo de loucura, na altura a cultura do corte era muito restrita em Portugal, mas nunca desistindo, em 2011 ganho um prémio do melhor cortador português. A partir dessa data tudo mudou e em 2014 surge a Casa Ibérica e em 2017, o Festival do Presunto ao Vivo.

O Ataskaqui aparece para completar o sonho de uma casa de tapas com venda ao público. Acho que neste momento os portugueses estão preparados para uma casa de tapas premium como o Ataskaqui. A minha convicção de tornar um espaço com 3 presuntos ibéricos disponíveis, acompanhados de fantásticos queijos e sublimes tapas, é um sonho tornado realidade. Todos os eventos que já foram feitos por mim, agora estão num espaço físico.

O Presunto ao Vivo, as provas de vinho, jantares temáticos, são a nossa especialidade e estamos preparados para receber toda a gente.”

Nair Rio

“Formada em Arqueologia Pré-Histórica, mas com pouca saída profissional em Portugal, descobri desde cedo que a restauração era o sustento estável que precisava. Em 2015, surge a oportunidade de começar um projeto no mundo dos vinhos que veio a ser a minha nova paixão!

Tirei uma formação e desde aí trabalhei para abrir um espaço onde pudesse proporcionar boas experiências com vinhos portugueses de diferentes regiões e passar conhecimento aos que connosco se cruzam.

Como o vinho e o presunto são sinónimos de felicidade, juntamente com o meu padrasto, surgiu a ideia do Ataskaqui, que é o projeto da minha vida!

Sejam bem-vindos a este espaço intemporal, onde podem relaxar e apreciar o que de melhor existe!”